Comex: Exportações do DF crescem em 5,67% em relação a janeiro

Tabela 1 – Resumo Balança Comercial – Distrito Federal – fevereiro de 2020

Fonte: ComexStat – Elaboração: Gecon/DIEPS/Codeplan

As exportações do Distrito Federal totalizaram U$ 10,21 milhões em fevereiro de 2020. Em relação a janeiro, isso significa uma alta de 5,67% e, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, um crescimento de 3,99% (em fevereiro de 2019, as exportações haviam totalizado US$ 9,82 milhões).

O crescimento das exportações mostra alguma recuperação após as quedas registradas em 2019. Com isso, o acumulado em 12 meses até fevereiro registrou queda de -33,47%, menor do que o verificado em janeiro, quando resultou em -35,55%. Esses percentuais indicam que a trajetória de contração tem desacelerado.

Os destaques positivos se dão pela exportação de Ouro, com elevação de 54,31% em relação a janeiro de 2020, segundo mês de crescimento após uma queda de -77,91% em dezembro e para a exportação de Soja, mesmo triturada, exceto para semeadura que dobrou de valor exportado em relação ao mês anterior. A principal redução entre as mercadorias é a exportação de Outros recipientes tubulares, de alumínio que não contabilizou nenhuma exportação no mês de fevereiro, outro produto que apresentou redução em suas exportações foi Carnes de galos/galinhas que encolheu aproximadamente metade de seu valor e registra o quarto mês de diminuições em suas exportações. O comportamento mensal dos principais produtos exportados pode ser visto no Gráfico 01.

Já as importações do Distrito Federal totalizaram U$ 142,69 milhões em fevereiro de 2020. Em relação a janeiro, esse número apresentou uma queda após um número atípico de U$ 179,76 milhões no período anterior. Já em relação a fevereiro de 2019, houve um crescimento de 51% nas importações. Este resultado de redução de importações em relação ao mês anterior apresenta um retorno à média, porém um crescimento em relação ao ano de 2019. No acumulado em 12 meses, as importações mostram alta de 33,47%, totalizando US$ 1.247,52 milhões.

O Gráfico 02 mostra a evolução das exportações e das importações acumuladas em 12 meses. Como já fora notado anteriormente, a trajetória descendente das exportações no DF começou no início de 2019 e, em meados do ano, se estabilizou em novo patamar abaixo do registrado nos três anos anteriores. Já o comportamento das importações é de trajetória positiva gradual a partir meados de 2018.

Gráfico 01 – Exportações – Principais posições do Distrito Federal – UF do Produto – Valor US$ FOB – NCM –  fevereiro 2019 a fevereiro de 2020

Fonte: ComexStat – Elaboração: Gecon/DIEPS/Codeplan. *Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) é a classificação de produtos utilizadas no âmbito do Mercosul.

Gráfico 02 – Exportações e importações do Distrito Federal – Valor no mês e acumulado em 12 meses – Valor US$ FOB milhões – fevereiro de 2016 a fevereiro de 2020

Fonte: ComexStat – Elaboração: Gecon/DIEPS/Codeplan