O perfil do comércio internacional de mercadorias do Distrito Federal entre 2008 e 2018

O comércio internacional é um dos componentes do Produto Interno Bruto (PIB) de uma economia, compondo-o positivamente por meio das vendas a outras regiões (exportações) ou com sinal negativo por meio de compras de outras regiões (importações). Diversas teorias econômicas apresentam vantagens e desvantagens de uma maior participação do comércio internacional em uma economia, advogando contra ou a favor de uma maior abertura comercial.

Abertura Comercial (%) e PIB per capita (R$ correntes) – média 2008 a 2016 – Unidades da Federação e Brasil

Fonte: IBGE e Comex Stat; Elaboração CODEPLAN/DIEPS/GECON

Em geral, na literatura internacional, encontra-se alguma evidência de que existe uma relação positiva entre crescimento econômico e exportações, contudo, não é clara sua relação de causalidade. No que se refere ao Brasil, e de acordo com Koshiyama (2008), os estudos mostram uma relação positiva entre comércio externo e crescimento econômico. Resultados parecidos são encontrados nas análises estaduais de Barbosa e Alvin (2007) e Koshiyama (2008). Já Carmo, Raiher e Stege (2017) mostram que as exportações aumentaram o crescimento econômico de microrregiões brasileiras entre 2000 e 2010.

De maneira geral, os estudos comprovam a relevância do comércio internacional em uma economia. Com isso, o objetivo desta Nota Técnica é traçar o perfil e o comportamento das exportações e importações de mercadorias do Distrito Federal (DF) ao longo tempo e, em termos comparativos, com as Unidades da Federação (UFs) e com os municípios da Região Integrada de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal (RIDE-DF), oferecendo um breve diagnóstico do comércio exterior de mercadorias do Distrito Federal.

Após essa Introdução, a próxima   seção apresenta uma breve comparação da abertura comercial nas Unidades da Federação. Em seguida, faz-se uma análise mais detalhada sobre as exportações e  importações no DF e nos estados brasileiros, na terceira seção. O comércio exterior dos municípios da RIDE-DF é detalhado na quarta, enquanto o perfil das importações e exportações do Distrito Federal é apresentado na quinta seção. Após as seções, são apresentados os comentários finais, resumindo as principais conclusões.

Exportações, importações e saldo da balança comercial – Valor FOB (US$ Milhões) – anual – Distrito Federal – 1997 a 2018

Confira a íntegra aqui: