Informe: PMS Outubro de 2018

Em outubro, o volume de vendas dos serviços avançou 1,2% quando comparado a setembro, descontados os efeitos sazonais. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o setor apresentou recuo de 0,7% — encerrando uma sequência de seis meses consecutivos de resultados positivos.

Fonte: PMS/IBGE elaboração Codeplan

No acumulado dos últimos três meses, o volume de vendas mostrou estabilidade quando comparado aos três meses imediatamente anteriores. Cabe notar que em setembro este indicador registrou retração de 0,3%.

Quando considerado o resultado em 12 meses, o setor apresentou recuo de 0,9%. Embora em terreno negativo, trata-se da menor retração desde dezembro de 2016 e a décima primeira melhora consecutiva no indicador.

Fonte: PMS/IBGE elaboração Codeplan

Os dados mostram que dois dos cinco segmentos pesquisados apresentaram avanço em relação a outubro de 2017: Serviços de informação e comunicação (17,9%) e Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (4,1%), impactando positivamente o resultado nesta base de comparação.

No lado negativo, Serviços profissionais, administrativos e complementares recuou 8,7% e Outros serviços recuou 28,0%.  O segmento de Serviços prestados às famílias, por sua vez, apresentou estabilidade.

Fonte: PMS/IBGE elaboração Codeplan

Para baixar o informe econômico, clique aqui