Boletim Trimestral: Mercado de trabalho do DF mostra recuperação ainda gradual no 3º trimestre de 2019

A leitura dos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua de Divulgação Trimestral (PNADCT), referentes ao terceiro trimestre de 2019, mostra um quadro mais favorável que o observado no trimestre anterior. Houve uma redução da taxa de desemprego de 13,7% para 13,2%, mesmo quando descontados fatores sazonais. O aumento das ocupações, no entanto, tem sido composto em grande parte pela criação de postos informais, de maneira que há ainda cautela no mercado de trabalho. A massa salarial, por sua vez, sofreu impacto da redução no número de trabalhadores no setor público, com leve diminuição do rendimento médio.

Os registros do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED/ME) mostram um quadro mais otimista, com criação de aproximadamente seis mil postos formais no terceiro trimestre.  O número é inferior ao observado no trimestre anterior, contudo segmentos como Construção e Comércio continuam em trajetória expansiva, sinalizando um bom ambiente de consumo no Distrito Federal.