PMC: Volume de venda do comércio varejista do DF registra aumento de 0,5% em julho

• O nível de atividade do comércio varejista ampliado do Distrito Federal registrou aumento de 0,5% em julho de 2024, em relação ao mês anterior. No Brasil, houve variação positiva de 0,1% na mesma comparação;
  • No acumulado em 12 meses, o resultado é de aumento de 6,1% no DF, enquanto o Brasil teve variação positiva de 3,8%;
  • O Distrito Federal apresenta melhores resultados em todos os indicadores analisados se comparados aos resultados nacionais;
  • O setor de Móveis e eletrodomésticos apresentou a maior alta acumulada, com uma variação de 32% em relação a julho de 2023.

A Tabela 1 apresenta alguns dos resultados obtidos a partir da última atualização da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em todas os indicadores, o volume de vendas do comércio varejista do Distrito Federal apresenta melhores taxas de crescimento do que a nível nacional.

Tabela 1 – Variação do volume de vendas no comércio varejista ampliado, por tipos de índice – Brasil e Distrito Federal – julho de 2024 – %

Fonte: IBGE (PMC). Elaboração: IPEDF Codeplan

Variação no mês em relação ao mês anterior com ajuste sazonal

O volume de vendas do comércio varejista ampliado do Distrito Federal apresentou aumento de 0,5% em julho de 2024 na comparação com o mês anterior, já descontado o efeito sazonal do período. O crescimento, ainda que moderado, reverte a queda registrada em junho, de 0,2%. No Brasil, a variação foi menor, de apenas 0,1% na mesma base de comparação. O aumento no volume de vendas registrado no mês impulsiona os resultados positivos acumulados em 12 meses, com o setor crescendo 6,1% no Distrito Federal e 3,8% ao nível nacional dentro do período.

Gráfico 1 – Variação do mês em relação ao mês anterior com ajuste sazonal – agosto de 2023 a julho de 2024 – Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMC). Elaboração: IPEDF Codeplan

Variação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior

O Gráfico 2 apresenta a variação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior para o mês de julho dos últimos 5 anos. A capital federal registrou aumento de 12,8% para este indicador em 2024. O Brasil registrou variação positiva de 7,2%, na mesma base de comparação. O resultado deste ano é o melhor entre os últimos anos observados, se contrapondo à desaceleração registrada durante a pandemia e o pós-pandemia.

Gráfico 2 – Variação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior nos meses de julho – 2020 a 2024 – Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMC). Elaboração: IPEDF Codeplan

O Gráfico 3 mostra o comportamento do mesmo indicador na comparação entre as unidades federativas (UFs). O DF apresentou desempenho superior à média nacional, sendo o 6º melhor resultado do país. Entre todas as UFs, a maior variação mensal foi observada no estado de Goiás, com 17,2%. Por outro lado, o único estado a registrar queda no volume de comércio durante o período foi Roraima, com recuo de 0,9%.

Gráfico 3 – Variação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior – julho de 2024 – Brasil e Unidades da Federação – %

Variação interanual por segmento

A variação interanual do volume de vendas por atividade é apresentada no Gráfico 4. A maior variação positiva por segmento foi observada em Móveis e eletrodomésticos, sendo de 32% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Em seguida, temos Veículos, motocicletas, partes e peças, com 26%, e Atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo com 19,2%. Por outro lado, as menores variações ficaram a cargo de Mercados, bebidas e fumo que obteve um crescimento, com 2,8%, e Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação, com 1,8%.

Gráfico 4 – Variação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior, por tipo de atividade – julho de 2024 – Brasil e Distrito Federal – %

Variação acumulada em 12 meses

No acumulado nos últimos 12 meses, o desempenho do volume de vendas do comércio varejista ampliado do Distrito Federal teve variação de 5,2%, como apresentado no Gráfico 5. Já o Brasil registrou variação de 3,4% no mesmo período. Analisando a série histórica, é possível ver uma reversão da dinâmica do setor. Entre o último trimestre de 2023 e o primeiro trimestre de 2024, o setor no DF cresceu a taxas mais baixas se comparado ao resultado nacional, revertendo essa tendência a partir de abril de 2024.

Gráfico 5 – Variação acumulada em 12 meses em relação ao igual período do ano anterior – julho de 2024 – Brasil e Distrito Federal – %

Variação acumulada em 12 meses por segmento

Detalhando o comportamento ao longo de 12 meses por tipo de segmento do comércio, é possível perceber que o segmento Veículos, motocicletas, partes e peças, cuja variação chegou a 22%, obteve o melhor desempenho do período. Por outro lado, quatro setores observaram diminuição no volume de vendas ao longo do horizonte observado no Distrito Federal. Entre as variações negativas, o setor de Livros, jornais, revistas e papelaria registrou queda de 6%. Já o volume de vendas de Combustíveis e lubrificantes obteve queda de 10,2% até julho de 2024. O desempenho dessas atividades apresentou similaridade com os resultados observados nacionalmente.

Gráfico 6 – Variação acumulada em 12 meses em relação ao igual período do ano anterior, por atividade de serviço – julho de 2024 – Brasil e Distrito Federal – %